• CARACTERIZAÇÃO GERAL

O Mestrado Profissional de Gestão de Organizações de Saúde (GOS) tem por finalidade atender à crescente demanda da sociedade para qualificação de profissionais que possam atuar na gestão do sistema de saúde brasileiro.
Além disso, procura dar formação científica e tecnológica aos alunos para que possam objetivamente, com o uso dos métodos científicos e epidemiológicos, resolver os problemas da sociedade brasileira, com qualidade e competência, especificamente, na gestão do sistema de saúde.
Busca também transferir conhecimentos científicos e tecnológicos gerados na universidade, no campo da medicina, saúde coletiva, ciências farmacêuticas, economia da saúde, administração e direito sanitário para a sociedade brasileira.
Pretende-se incentivar o livre pensamento e todas as formas de acesso ao processo de criação e inovação tecnológica, trazer informações da sociedade para revitalização do conhecimento e, assim, poder contribuir para a estruturação do sistema de saúde brasileiro.

  • CONTEXTUALIZAÇÃO NO SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO E INTERNACIONAL

Considerando ser o Brasil, atualmente no cenário mundial, um país em crescente influência política e econômica, o Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde da FMRP/USP tem como um de seus objetivos auxiliar na formação de profissionais de outros países para a gestão de serviços de saúde, adaptando-se os conhecimentos aqui adquiridos às suas realidades e do mesmo modo, ao receber alunos de outros países, conhecer em profundidade o sistema de saúde de suas nações, possibilitando o emprego, em nosso país, das experiências exitosas na gestão sanitária.

  • POTENCIALIDADES OFERTADAS PELA INSERÇÃO DO PROGRAMA NA FMRP-USP E SEU COMPLEXO DE SAÚDE (POR QUE ELEGER O PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GOS)

O Mestrado Profissional de GOS abrange enfoques importantes para atingir seus objetivos.

Destaca-se que o GOS está inserido na FMRP-USP, cuja Pós-Graduação é de excelência indiscutível, disponibilizando ao aluno inúmeros recursos, inclusive os disponíveis para toda a Universidade de São Paulo.

Outro ponto que merece destaque é a interação com o Complexo de Saúde do Hospital das Clínicas da FMRP-USP, que dispõe de unidades nos diversos níveis de complexidade do Sistema Único de Saúde. Esta parceria garante aos nossos alunos a possibilidade de avaliar na prática as técnicas de gestão estudadas.

Além da inserção no SUS, o Complexo tem parceria fundamental com a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do HCFMRP-USP, que gerencia parte das unidades de atendimento, por meio de contrato de Gestão entre o Poder Público e Organização Social, possibilitando o contato com novas modalidades de gestão que estão viabilizando o SUS.

O Programa busca também inserção social em modelos de Assistência Suplementar de Saúde, a fim de garantir a exposição do aluno ao amplo espectro de modelos de organizações de saúde do Sistema de Saúde Brasileiro.

A parceria com a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP  possibilita o acesso às mais novas modalidades de gestão disponíveis. Outras parcerias com outras Unidades da USP estão em prospecção, como por exemplo, o Parque SUPERA que está inserido em nossas disciplinas para ampliar os conceitos de inovação e empreendedorismo.

Nosso corpo de orientadores é composto por profissionais de todas estas instituições, sendo que muitos são gestores de organizações de saúde com experiência inconteste, sendo referências para setores governamentais nas linhas de pesquisa do Programa.

O perfil dos alunos que elegem o programa também é um diferencial. Nossos alunos, em sua maioria, já estão inseridos no mercado de trabalho e são gradudados em diversas profissões, propiciando o intercâmbio de ideias entre a Academia e a Sociedade. Desta forma, ao mesmo tempo que a Academia difunde seus conhecimentos, ela também é influenciada por parte importante do setor produtivo da Sociedade.