Na sexta-feira, 16/04, aconteceu o Seminário online em Gestão na Saúde Brasil- Colômbia organizado pela Comissão de Relações Internacionais da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
Este evento é apoiado pelo Itamaraty e pela Embaixada Brasileira em Bogotá – Colômbia, na figura do Cônsul do Brasil em Bucaramanga, Professor Jorge A. Zuluaga Villegas. Visa a consolidação de uma rede de contatos entre a USP e diversas universidades colombianas para abrir oportunidades de mobilidade de estudantes, professores e pesquisadores entre essas IES estrangeiras, bem como a submissão de projetos conjuntos. Com as palestras, os participantes da Colômbia podem também estabelecer contatos tanto para iniciar cursos de Pós-graduação na USP, como para a realização de períodos sabáticos no Brasil. O evento atual é o segundo na edição online e foca as áreas de Gestão em Saúde.
Os participantes foram contemplados pelas seguintes falas:
Sistema de informação em Saúde – Wilson Moraes Goes, Matheus Okubo Junqueira e Silvio Cesar Somera
Gestão e auditoria de qualidade – Maria Eulália do Valle Dallora
Auditoria em saúde – Danilo Arruda de Souza
Na FMRP, o evento está vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde e o docente responsável pela iniciativa é o Professor Antônio Pazin Filho, vinculado ao Departamento de Clínica Médica e vice-coordenador deste Programa.
Desde 2018 Professor Pazin tem trabalhado ativamente no fortalecimento da parceria FMRP e universidades colombianas e na internacionalização da Pós-Graduação.
Representando a Comissão de Relações Internacionais, esteve presente o Prof Leandro Colli, presidente desta comissão, e que reiterou o interesse da faculdade em manter as relações acadêmicas com a Colômbia, mesmo neste período tão desafiador para todo o mundo.
Por fim, agradecemos aos palestrantes que, mesmo sobrecarregados pelas demandas geradas pela pandemia, disponibilizaram seu tempo e conhecimento e também ao Professor Jorge A. Zuluaga Villegas pela confiança na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e Hospital das Clínicas.
Texto: Lúcia de Rezende Jayme – CDDE/CRIint – FMRP/USP