Prezados alunos e orientadores de pós-graduação da USP,

Este e-mail esclarece algumas informações sobre a disciplina DPG5005 – A Crise das Pandemias e as Oportunidades para a Construção de um Mundo mais Seguro, Menos Desigual e Sustentável, que será oferecida não presencialmente neste segundo semestre de 2020.

Estão previstos 2 módulos, sendo que o módulo 1 será ministrado no período de 30.09 a 16.12.2020, por meio da disciplina DPG5005 e que atribuirá 2 créditos (a mensagem de divulgação informava que seriam 4 créditos).

A pré-matrícula nesta disciplina pode ser realizada pela Web no período de 21 a 29.09.2020 no sítio https://uspdigital.usp.br/janus, da mesma maneira que as disciplinas habituais. Basta colocar o código da disciplina DPG5005 ou acessar pela área de concentração 110 – Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Atenção:

Crédito: A disciplina DPG5005 atribuirá 2 créditos para o aluno

Período de oferecimento da disciplina será de: 30/09/2020 a 16/12/2020

Alunos ouvintes deverão se registrar em um simples cadastro especial, que solicitará nome, e-mail e instituição: https://forms.gle/T5111FF2ZiXRw9gG7

Os encontros semanais da disciplina serão de 9 a 10:30 de manhã, nas quartas-feiras. Todas as aulas serão oferecidas em meio virtual e o link será distribuído no início da próxima semana por e-mail aos inscritos.

Módulo 1: Datas, Temas e Professores Convidados:

Aula 1. 30/09/2020 – As Pandemias em Perspectiva Histórica
Marcia Castro, Harvard School of Public Health e Observatório COVID-19 BR

Aula 2. 07/10/2020 – Virologia da Sars-Cov-2 e a Resposta Imune
Virologia da Sars-Cov-2: Jaqueline Goes de Jesus, Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, USP
A Resposta Imune: Esper Kallas, Faculdade de Medicina, USP

Aula 3. 14/10/2020 – Novas Estratégias Terapêuticas e Vacinas
Novas Estratégias Terapêuticas: Anna Sara Levin, Faculdade de Medicina, USP
Vacinas: Ricardo Palacios, Instituto Butantan

Aula 4. 21/10/2020 – Epidemiologia e Modelagem de Doenças Infecciosas
Ester Sabino, Faculdade de Medicina, USP
Maria Amélia S. M. Veras, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Observatório COVID-19 BR

Aula 5. 28/10/2020 – Sistemas e Serviços de Saúde na Assistência, Controle e Monitoramento da Pandemia
A Respostas a Pandemia no SUS e no Sistema Privado: Mário Scheffer, Faculdade de Medicina, USP
Atenção Básica, Testagem e Rastreamento de Contatos: Regina Maura, Secretaria de Saúde, São Caetano

Aula 6. 4/11/2020 – As Respostas dos Governos de Contenção à Pandemia
Anna Petherick, Oxford University & Lorena G Barberia, USP

Aula 7. 11/11/2020 – Desigualdade de Renda, Pobreza e a Nova Vulnerabilidade Social
Glauco Arbix, USP & João Paulo Veiga, USP.

Aula 8. 18/11/2020 – Impactos Psicológicos do Isolamento Físico e da Pandemia
A importância e dificuldade do luto, causado pela pandemia da Covid-19 & os desafio da pandemia para os jovens e adolescentes diante da pandemia: Vera Paiva, Instituto de Psicologia, USP
O Efeito em Profissionais de Saúde:Eurípedes Constantino Miguel Filho, Faculdade de Medicina, USP

Aula 9. 25/11/2020 – Pandemia e o Trabalho
Glauco Arbix, USP & João Paulo Veiga, USP

Aula 10. 2/12/2020 – A Vida nas Cidades e as Pandemias
Sameh Wahba, Global Director, Urban, Disaster Risk Management, Resilience and Land Global Practice, World Bank

Aula 11. 9/12/2020 – Mudanças Climáticas, Eventos Extremos e as Pandemias
Paulo Artaxo, Universidade de São Paulo
Tatiane C Moraes de Sousa, ENSP, Fiocruz

Aula 12.16/12/2020 – Um Mundo Pós-Covid-19
Debate com alunos

Maiores informações no link: http://www.prpg.usp.br/pt-br/noticias/6798-disciplina-dpg5005

Forma de avaliação da disciplina DPG5005:

• 100% Trabalho Final
  • Um trabalho, a ser realizado em duplas, responderá por 100% da nota final. As duplas serão formadas com alunos e alunas de áreas diferentes da Universidade. No trabalho final os alunos serão avaliados pela sua capacidade de redigir um trabalho que dê conta de pelo menos duas dimensões tratadas no decorrer do curso.

Módulo 2

O módulo 2 será ministrado a partir de março de 2021, sendo que para participar será necessário que os alunos interessados façam matrícula na disciplina DPG5006 – A Crise das Pandemias e as Oportunidades para a Construção de um Mundo Mais Seguro, Menos Desigual e Sustentáve(Módulo 2) que atribuirá 2 créditos.

No Módulo 2, o curso estará orientado para a prospecção de temas que se apresentaram em toda a sua fragilidade ao longo do desenvolvimento da pandemia. Questões de governança mundial e nacional, a agricultura extensiva, as ameaças do clima, o desperdício da biodiversidade, a fragilidade da OMS e a cooperação internacional e a segurança alimentar comporão um panorama do que pode e precisa ser remodelado no mundo e no Brasil. Nesse novo ambiente, terá lugar especial o debate sobre o peso específico da pesquisa, da Inovação e da Educação na construção de um mundo melhor.

Atenciosamente,

Carlos G. Carlotti Jr.